A colonização do município de Concórdia ocorreu com a vinda, a partir de 1910, de imigrantes italianos e alemães, provenientes, na sua grande maioria do Rio Grande do Sul, que foram chegando com suas famílias e instalando-se à margem direita do Rio Uruguai, em busca de terras melhores para o plantio e pecuária, além da possibilidade de trabalharem junto à empresa “Brazil Development Colonization Company”, na construção da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande do Sul, que tinha como principal finalidade, delimitar as fronteiras entre Brasil e Argentina.
A partir de 1922 a Sociedade Territorial Mosele Eberle Ahrnonse e Cia, passou a vender, oferecendo muitas facilidades, terras em pequenas extensões. Isto atraiu grande número de colonos de origem germânica e italiana, provindos do Rio Grande do Sul, que se dedicaram a agricultura e a criação de suínos.
A consolidação do desenvolvimento ocorreu após a instalação das estradas de rodagem, que buscavam, principalmente e escoamento agrícola e o extrativismo da madeira que era exportado para a Argentina, através do rio Uruguai.
Os colonizadores, descendentes de italianos e alemães, trouxeram seus costumes e cultura, que eram distintos aos costumes dos caboclos e dos povos indígenas aqui existentes. A instalação oficial do município ocorreu em 29 de julho de 1934. O nome Concórdia deve-se ao fato de um acordo de paz, estabelecido entre os jagunços coordenados por José Fabrício das Neves e a Brazil.
Atualmente possuí uma área de 797,26 km², e uma população de 64.058 habitantes. (Dados do IBGE) , sendo que 17.804 (28,23%) encontram-se na área rural e 45.254 (71,76%) estão na área urbana. Desta população, 46.136 são eleitores do município.
É a 12ª economia Catarinense, com uma taxa de crescimento anual de 2,91% (IBGE 2000). O PIB - Produto Interno Bruto do Município de Concórdia é elevado: R$ 13.715,00 per capita/ ano. O Município está localizado na região oeste do Estado de Santa Catarina, a uma distância de 493 KM da capital Florianópolis, e é servido pela BR 153 e 283 e SC 465, 461, 488 e 463, sendo transporte rodoviário o mais utilizado.
Dentre os 5.507 municípios Brasileiros, ocupa a 32ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano - IDH (PNUD 2003) e a 13ª posição no Índice de Desenvolvimento Social – IDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, 2001) entre os 293 municípios de Santa Catarina.
O Município recebeu em 2002 o 1º Lugar do país no Prêmio de Gestão Fiscal responsável.
possuí uma área industrial de 207.000 m², localizada nas margens da BR 153 proximidades da sede, com infra-estrutura básica para a instalação de novas empresas.
O Município de Concórdia tem na agroindústria sua base econômica, sendo berço e sede da matriz da empresa Sadia S.A. Nele estão presentes as mesmas características e conseqüências do modelo agroindustrial da região.
No meio rural, predominam as agroindústrias familiares, o pequeno agricultor e o sistema desenvolvido pelas grandes agroindústrias, denominado “Integração”: granjas que abastecem o setor. Concórdia centraliza o recebimento de praticamente toda a produção agrícola regional através de Cooperativas de Produção e Consumo. É líder nacional na produção de suínos e aves e possuí a maior bacia leiteira do Estado.
Na economia urbana, o comércio é forte e bem estruturado. No setor de serviços, destacam-se o transporte, a educação técnica e superior e a saúde, todos com faturamento expressivo e alta qualificação.
O Município tem sua economia bastante concentrada no “cluster” agroindustrial, com uma razão de dependência de 60 a 70% do movimento econômico. A meta é diversificar a base econômica, fomentando outras atividades potenciais dentro da vocação de Concórdia: tecnológico na área de informática, os setores moveleiro, metal-mecânica, têxtil e construção civil, sem no entanto, descuidar-nos da nossa grande vocação, o Agro Negócio.
O mercado consumidor possuí bom potencial, dada a renda per capita e os valores da cultura local, que privilegiam a adimplência. Tem também um excelente estoque de capital nos bancos, com poupança de aproximadamente R$ 80 milhões.
Na área de pesquisa e desenvolvimento, destacam-se duas importantes instituições: a EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, no CNPSA – Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves de Concórdia, que atende a todo o sistema agroindustrial familiar e de destaque Nacional e Internacional ( SADIA, PERDIGÃO, CHAPECÓ, AURORA) e a UNC - Universidade do Contestado, que possuí curso de Tecnólogo em Informática, provendo os recursos humanos com a necessária qualificação.
No tocante à intervenção do SEBRAE, há no município uma agência de articulação, que atende os quinze municípios da AMAUC. Desenvolve ações diretas com os empreendedores e empresários da região, através de entidades credenciadas (ACIs e CDLs, Sindicato dos Produtores Rurais), e também parcerias com Prefeituras Municipais, como:
Realização de cursos de gestão empresarial (marketing, custos e finanças, empreendedorismo, etc), qualidade total (capacitação de produtores rurais, em parceria com a Copérdia);
Mobilizando empresários/empreendedores em missões empresariais para conhecer feiras e novas oportunidades de negócios;
Constantes treinamentos e consultorias para empresas da área rural, já que o Município tem forte vocação no empreendedorismo rural e com isso constantemente os empresários do setor têm tido oportunidade de se reciclarem e estarem recebendo metodologias e conhecimento para gestão de seu negócio;
Apoio à criação de uma ONG de microcrédito (CREDICERTO);
Prospecção de recursos junto a outras instituições financeiras;
Palestras e consultorias coletivas de orientação ao empresariado para a visão estratégica e competitiva do seu negócio;
Diagnósticos no setor turístico.