Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.guia<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.guia : ar.dados.numero_anuncios.guia ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.guia > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.cla<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.cla : ar.dados.numero_anuncios.cla ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.cla > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.emp<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.emp : ar.dados.numero_anuncios.emp ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.emp > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.banner<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.banner : ar.dados.numero_anuncios.banner ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.banner > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
NOTÍCIA
Até amanhã, as pessoas que formam o público-alvo (como crianças, grávidas e idosos) poderão ir até os postos de saúde dos bairros de Concórdia e solicitarem com prioridade a vacina durante o dia todo. Depois disso, por conta da grande quantidade de doses que deverá sobrar, a vacinação é aberta para a população em geral e deve se esgotar rapidamente. Para este sábado, a imunização será em alguns postos e na Unidade Sanitária.
O objetivo é atingir 90% do grupo prioritário para controlar o avanço da gripe e do sarampo. Até agora, porém, o número segue bem abaixo. Dos idosos acima de 60 anos, cerca de 60% foram vacinados contra a gripe, trabalhadores de saúde, 40%, crianças, cerca de 30%, gestantes e puérperas cerca de 20%, professores 21%. Para o sarampo, 30% das crianças e 40% dos trabalhadores foram vacinados.
A secretária de saúde de Concórdia, Leide Mara Bender, reforça a importância em a população que faz parte do público-alvo buscar o imunizante e garantir a proteção, já que se trata de um grupo mais suscetível aos vírus que circulam e para evitar que os hospitais, que já estão cheios, fiquem superlotados.
“Sábado que passou fizemos uma especial de vacinação, tivemos mais de 900 pessoas. O Ministério da Saúde disponibiliza a vacina, mas a população precisa fazer a sua parte. A gente tá entrando no período do frio, com bastante chuva, e as doenças respiratórias, a tendência é aumentar. Temos uma grande procura nos postos de saúde. É importante as pessoas, aí elas estarão se protegendo”.
A mobilização de sábado das 8h às 16h:
- Industriários
- Vista Alegre
- Vila Jacob Biezus
- Nações
- Cristal
- Salete
- Planalto
- Santo Antônio
- Tamanduá
- Engenho Velho
- Petrópolis
- Unidade Sanitária
Campanha de Vacinação contra a Gripe de 2022 é dividida em duas etapas:
Primeira etapa (entre os dias 04 de abril e 30 de abril)
Idosos com 60 anos ou mais (1.094.620 pessoas);
Trabalhadores da saúde (150.239 pessoas);
Segunda etapa (entre os dias 02 de maio e 03 de junho)
Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (438.155 pessoas);
Gestantes e puérperas (85.118 pessoas);
Indígenas (11.500 pessoas);
Professores (106.826 pessoas);
Pessoas com comorbidades (363.676 pessoas);
Pessoas com deficiência permanente (225.437 pessoas);
Caminhoneiros (115.000 pessoas);
Trabalhadores do transporte coletivo (17.961 pessoas);
Trabalhadores portuários (6.044 pessoas);
Forças de segurança e salvamento e forças Armadas (19.887 pessoas);
Funcionários do sistema prisional (4.276 pessoas);
População privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas (23.925 pessoas).
Influenza (gripe)
A influenza, também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. O vírus é altamente transmissível e pode fazer com que a pessoa infectada evolua para formas graves da doença e, até mesmo, venha a falecer em decorrência dela. Esses quadros graves ocorrem com maior frequência nas pessoas que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. Por isso, a importância da vacinação dos que fazem parte dos grupos prioritários.
A transmissão da gripe ocorre de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar; ou por meio indireto pelas mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carregar o vírus diretamente para a boca, nariz e olho.
Sarampo
O público-alvo da Campanha de Vacinação contra o sarampo é de 659.853 pessoas, sendo 504.056 crianças de seis meses até quatro anos de idade e 155.797 trabalhadores da saúde. A meta é vacinar, ao menos, 95% do público-alvo de cada um dos grupos. Pessoas que fazem parte desses grupos, e que também serão imunizadas contra a gripe, devem procurar uma unidade de saúde para tomar uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, independentemente da situação vacinal ou verificar com a Secretaria Municipal de Saúde a estratégia de vacinação local.
A Campanha de Vacinação contra o Sarampo também é realizada em duas etapas:
• Primeira etapa (entre dias 04 e 30 de abril): vacinação dos trabalhadores da saúde;
• Segunda etapa (entre dias 02 de maio e 03 de junho): vacinação de crianças de seis meses até quatro anos de idade.
Sarampo e as coberturas vacinais
O sarampo é uma doença extremamente contagiosa, uma pessoa infectada com o vírus pode transmiti-lo para até outras dezesseis não vacinadas. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa pela tosse, fala, respiração ou espirros de uma pessoa doente, podendo causar febre, irritação nos olhos, mal-estar, coriza e manchas vermelhas na pele, além de complicações que podem levar à morte, principalmente em crianças menores de um ano de idade.
A única forma de evitar o sarampo é por meio da vacinação. Por esse motivo, a importância de estimular a atualização da caderneta de vacinação, especialmente neste período de queda das coberturas vacinais.
No ano de 2019, por exemplo, o estado registrou uma cobertura vacinal de 96% da vacina tríplice viral. No entanto, nos anos seguintes, houve queda; a cobertura ficou em 86% em 2020; e 82% no ano de 2021 em crianças até um ano de idade.
Deixe seu comentário para a notícia:
"Amanhã é o último dia de vacinação de gripe e sarampo para público-alvo"
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA CATEGORIA GERAL
12/08/2022 - Geral
11/08/2022 - Geral
10/08/2022 - Geral
09/08/2022 - Geral
09/08/2022 - Geral