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NOTÍCIA
No entanto, a empresa observou que, em dias de chuvas, está ocorrendo aumento no fluxo de chegada e alguns pontos de extravasamento na rede coletora, o que indica que ocorreram ligações da água da chuva nas tubulações de esgoto. A CASAN tem fiscalizado essa questão e segue orientando os moradores sobre a importância de que a água da chuva seja direcionada à rede de drenagem, evitando problemas no sistema público de esgotamento sanitário.
De acordo com a companhia, até o momento, baseada pelo volume de esgoto que chega à Estação de Tratamento, em Linha Santa Catarina, aproximadamente 40% dos moradores beneficiados pelo serviço executou a conexão à rede coletora. A Companhia segue orientando e estimulando os moradores para que realizem a conexão e sejam beneficiados com essa infraestrutura.
A Companhia também informou, a pedido da reportagem, que não registrou inadimplência nas contas de água/esgoto após o início da cobrança e somente dois usuários encaminharam reclamações sobre essa questão nos Canais de Atendimento 0800, Fale Conosco e Ouvidoria. Neste sentido, o pedido de prorrogação do pagamento da taxa de esgoto não teve retorno por parte da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), que é quem analisa o caso.
A cobrança pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto é realizada somente para moradores dos bairros atendidos: Jardim, Vista Alegre, Centro, Imigrantes, São Miguel, Liberdade, Floresta, Imperial, Sunti, Nazaré e Nações. A CASAN reforça a importância de que o esgoto dos imóveis seja direcionada ao sistema público, pois somente dessa forma toda estrutura implantada na cidade terá pleno funcionamento, colaborando com mais condições de saúde em Concórdia.
Como estabelece a Lei do Saneamento, o faturamento do serviço de coleta e tratamento é realizado em todos os imóveis que estão com a Caixa de Inspeção (CI) disponível (e que portanto são atendidos pelo sistema), mesmo que a conexão do esgoto domiciliar não tenha sido ainda providenciada.
Se ainda não providenciou a ligação, o proprietário deve buscar o auxílio de um encanador ou de um instalador hidráulico, que vai verificar a tubulação de esgoto no imóvel e a melhor forma de ligação ao sistema público de esgoto. A Companhia já realizou um curso gratuito para profissionais (encanadores, instaladores hidráulicos e pedreiros) da cidade. Nomes e contatos desses profissionais podem ser obtidos NESTE LINK
Em sua primeira etapa, o Sistema de Esgotamento Sanitário de Concórdia é formado por 57 quilômetros de redes coletoras, quatro elevatórias de bombeamento e uma unidade de tratamento capaz de tratar até 60 litros por segundo – praticamente 5 milhões de litros/dia.
O Governo de Santa Catarina e a CASAN, com recursos obtidos junto à Caixa Econômica Federal, investiram R$ 45,6 milhões para implantar a infraestrutura de saneamento em Concórdia, proporcionando cobertura de coleta e tratamento de esgoto em 42% do município.
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"Casan estima que 40% dos imóveis fizeram ligação domiciliar do esgotamento de Concórdia"
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