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11 benefícios da beterraba para a saúde
A beterraba é uma raiz que tem um sabor ligeiramente doce e pode ser consumida cozida ou crua em saladas, ou em forma de suco. Essa raiz possui diversos benefícios para a saúde, pois é rica em antioxidantes e está associada com a prevenção de alterações e degenerações celulares, ajudando a prevenir o câncer e o surgimento de algumas doenças crônicas.
Esse vegetal é rico em vitamina C, carotenoides, compostos fenólicos e flavonoides. Além disso, contém um composto de pigmentação conhecido como betalaína, o que garante a cor escura característica, e é uma substância rica em antioxidantes e possui propriedades anti-inflamatórias.

Os principais benefícios que a beterraba poderia trazer para a saúde são:

- Diminui a pressão arterial, pois contém nitratos que ajudam relaxar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação sanguínea;

- Melhora o rendimento do treino, já que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, permitindo que mais nutrientes cheguem aos músculos;

- Fortalece o sistema imune, pois contém vitamina C e zinco, composto que aumentam a produção das células de defesa do organismo;

- Previne e combate anemia, por conter ferro e vitaminas do complexo B e vitamina C;

- Mantém a saúde dos músculos, pois contém potássio e cálcio, que são importantes para a manutenção de fibras musculares saudáveis;

- Protege o sistema nervoso, por ser rica em vitamina B1 e B2;

- Previne o envelhecimento precoce, já que contém elevados níveis de vitamina C e betalaínas, que funcionam como potentes antioxidantes e ajudam a proteger as células do dano oxidativo causado pelos radicais livres;

- Controla o colesterol e protege o coração, porque contém antioxidantes e fibras, principalmente celulose, que ajudam a reduzir a absorção de colesterol no intestino;

- Previne o câncer, porque contém não só vitamina C mas também outros antioxidantes, como betalaína, que evitam os danos causados pelos radicais livres às células, além de possuir propriedades anti-inflamatórias. Além disso, também proporcionam um efeito antiproliferativo, prevenindo o câncer de mama, fígado, cólon e bexiga;

- Mantém a saúde dos olhos e previne cataratas, pois contém vitamina A que é importante na manutenção da saúde ocular;

- Previne problemas no fígado e nos pulmões, já que evitam o dano oxidativo das células hepáticas, podendo ter benefício em caso de hepatite, câncer de fígado e para evitar o acúmulo de gordura no fígado.

- Além disso, a beterraba poderia também ajudar a manter a saúde do cérebro, já que melhora o fluxo de sangue no cérebro e diminui o risco de alteração cognitiva.

Informação nutricional

Abaixo contém a informação referente a composição nutricional em 100 g de beterraba crua e cozida.

Informação nutricional - Beterraba crua - Beterraba cozida
Energia - 49 kcals - 32 kcal
Carboidratos - 11,1 g - 7,2 g
Proteínas - 1,9 g - 1,3 g
Lipídios - 0,1 g - 0,1 g
Fibras - 3,4 g - 1,9 g
Vitamina A - //// - ////
Vitamina B1 - 0,04 mg - 0,09 mg
Vitamina B2 - 0,02 mg - ////
Vitamina B3 - 0,2 mg - ////
Vitamina B6 - 0,04 mg - ////
Vitamina C - 3,1 mg - 1,2 mg
Ferro - 0,3 mg - 0,2 mg
Potássio - 375 mg - 245 mg
Sódio - 10 mg - 23 mg
Magnésio - 17 mg - 17 mg
Manganês - 1,23 mg - 0,19 mg
Cálcio - 18 mg - 15 mg
Fósforo - 19 mg - 30 mg
Zinco - 0,5 mg - 0,4 mg

É importante destacar que para obter todos os benefícios mencionados anteriormente, a beterraba deve ser incluída em uma dieta equilibrada e saudável.

Como consumir

A beterraba pode ser consumida em saladas cruas, cozidas ou em sucos, sendo ideal consumi-la na forma crua, pois o seu principal nutriente antioxidante, a betalaína, é perdido quando colocado em temperaturas elevadas.

Para obter os benefícios da beterraba, pode ser consumido cerca de 250 ml de suco de beterraba diariamente, sendo importante ter em conta que as pessoas com pedras de oxalato de cálcio nos rins devem evitar o seu consumo excessivo, assim como pessoas diabética, já que possui índice glicêmico moderado.


Fonte: https://www.tuasaude.com/



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