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Golden Circle, Como grandes líderes inspiram ação
O Golden Circle (ou, em português, Círculo Dourado) é um conceito criado pelo especialista em liderança Simon Sinek, que tem como objetivo criar e desenvolver o valor de uma nova ideia, negócio ou campanha. É uma metodologia muito simples, que causa um grande impacto positivo, torna as empresas mais inspiradoras e aumentam o seu sucesso no mercado.

O modelo do Golden Circle foi desenvolvido para sistematizar um novo método de pensar, agir e comunicar com o intuito de criar impacto no mundo.

Simon Sinek escreveu o livro Comece com o Por quê? (Start with Why) para apresentar este novo modelo e explicar porque algumas organizações e líderes são capazes de nos inspirar, e outros não.  Segundo ele, os líderes e organizações  que nos inspiram tem um elemento em comum: todos pensam, agem e comunicam de dentro para fora do círculo.

Por que será que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, mais influentes e até mais rentáveis que outras?

Por que muitas delas conseguem maior fidelidade tanto dos clientes, quanto dos seus colaboradores?

Você já se fez essas perguntas?

Você sabia que Pessoas como Martin Luther King Jr., Steve Jobs e os irmãos Wright podem ter pouco em comum, mas todos começaram pelo PORQUÊ, e essa capacidade natural de começarem pelo porquê os capacitou a inspirar as pessoas ao redor, de maneira a permitir com que realizassem coisas notáveis.

Simon Sinek em seu livro Start with why (título traduzido no Brasil como Por Quê?: Como grandes líderes inspiram ação”) também nos ajuda a compreender essas respostas.

Começar pelo porquê vale tanto para os pequenos como para os grandes negócios, para as ideias quanto para as startups, tanto para o universo das entidades sem fins lucrativos como para a política.

Quem começa pelo porquê jamais manipula, pelo contrário: I-N-S-P-I-R-A. E as pessoas os seguem não porque precisam, mas porque querem.

Eis a diferença! E  se você ainda não acredita nisso é melhor rever seus conceitos.

Mas quem é Simon Sinek?
As pessoas não compram o que você faz, elas compram porque você faz isso!”. Uma afirmação poderosa, repetida incansavelmente por Simon Sinek, um dos mais influentes palestrantes da TED para transmitir a gestores que um propósito bem definido é capaz de inspirar pessoas e organizações a agirem.

Simon Sinek é autor do livro Start With Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action cuja versão em português recebe o título de “Por Quê?: Como grandes líderes inspiram ação”.

O livro é bem escrito e de agradável leitura. Os conceitos são apresentados de maneira clara, através de exemplos e comparações e sua estrutura possibilita que o leitor faça relações com o seu dia a dia de maneira natural.

Sinek nasceu em Wimbledon, na Inglaterra e, como criança, morava em Joanesburgo, Londres e Hong Kong antes de se estabelecer nos Estados Unidos. Graduou-se da Escola Secundária Regional do Vale do Norte em Demarest em 1991. Ele estudou direito na Universidade da Cidade de Londres e recebeu uma licenciatura em antropologia cultural da Universidade de Brandeis.

Ele começou sua carreira nas agências de publicidade de Nova York Euro RSCG e Ogilvy & Mather.  Mais tarde, lançou seu próprio negócio, Sinek Partners.

Seu vídeo “Como Grandes Líderes Inspirção Ação” está listada como a terceira apresentação TED mais popular.

Seu segundo livro, chamado Leaders Eat Last: Why Some Teams Pull Together and Others Don’t,  apareceu nas listas de best-sellers do Wall Street Journal e The New York Times.

Seu terceiro livro é chamado Together Is Better: A Little Book of Inspiration.

Seu quarto e último livro é intitulado Find Your Why: A Practical Guide for Discovering Purpose for You and Your Team, que foi publicado em setembro de 2017.

Golden Circle: o propósito das empresas
Foi tentando entender a chave para o sucesso, que Simon Sinek – escritor e palestrante inglês – resolveu pesquisar empresas e líderes como Apple, Martin Luther King e irmãos Wright – que conseguiram ou ainda conseguem mobilizar um grande número de pessoas a favor das suas ideias e produtos.

O que ele percebeu foi que todos eles têm ou tiveram um propósito ou ideal muito forte que fez com que persistissem e não desistissem, mesmo nos momentos mais difíceis. Além disso, Simon também pode concluir que as pessoas não se inspiram pelo o quê se faz e sim no por quê se faz algo.

Começar pelo porquê vale tanto para os pequenos como para os grandes negócios, para as ideias quanto para as startups, tanto para o universo das entidades sem fins lucrativos como para a política.

Quem começa pelo porquê jamais manipula, pelo contrário: INSPIRA. E as pessoas os seguem não porque precisam, mas porque querem. Eis a diferença! E  se você ainda não acredita nisso é melhor rever seus conceitos.

Comece pelo Por quê? (Why)

É o propósito do empreendimento, o objetivo de suas iniciativas, enfim a causa que move seus projetos e campanhas. Cada negócio deveria começar pensando no porquê de sua existência a fim de elaborar produtos e serviços com os quais as pessoas possam se identificar.

Para uma empresa crescer e prosperar, é preciso definir o porquê de sua existência, para posteriormente elaborar campanhas, produtos e serviços de qualidade, que vão atrair os olhares dos consumidores.

Ao responder essa pergunta, o empreendedor consegue pensar no caminho a seguir. Afinal, para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve. E é esse tipo de postura que o Golden Circle não permite que as empresas adotem.

Seu negócio precisa ter um propósito bem definido. Esse é o ponto de partida para empreender com Golden Circle.

Siga com o Como? (How)
Como sua empresa busca atingir o seu objetivo? Quais estratégias está usando para realizar a sua missão?

São estas questões que vão surgindo no momento de preencher o segundo círculo do seu plano. Na prática, é o seu plano de ação.

É nessa etapa que se inclui todas as crenças e valores que você tem. Isso é um grande diferencial, que é justamente o que irá fazer com que você se destaque frente à concorrência e transforme o seu negócio em uma empresa inspiradora e com base firme.

Acabe com o O quê? (What)
É o resultado de seu projeto, o seu produto final, a parte mais concreta do seu empreendimento. Aqui é onde se define o que você faz ou vende.

Dizer que a sua empresa é a melhor do mundo não é de fato tão inspirador e suficientemente capaz de levar à ação um consumidor. Quando as empresas se comunicam começando de dentro para fora, isto é, começando pelo seu porque, aquilo que fazem não funciona mais como razão da compra ou escolha e passam a servir como forma de tangibilizar a causa. O mais importante não é o QUE, mas sim o PORQUE.

O raciocínio por trás do Golden Circle
Diferentemente do pensamento comum, os empreendedores e líderes mais inspiradores seguem o Golden Circle de dentro para fora e não de fora para dentro, como as pessoas normalmente fazem.

Seguir essa linha de raciocínio empreendedor faz com que o empresário primeiro tenha foco naquilo que ele acredita, definir os seus objetivos com clareza e perceber quais são as atitudes que ele precisa tomar para alcançar o que almeja.

Isso permite que o líder se comunique com colaboradores, fornecedores e clientes de forma mais clara, o que motiva e inspira as pessoas, aumentando a sua identificação com a empresa e elevando o valor de sua marca.

O que pode ser notado por qualquer pessoa desde o primeiro contato com a empresa, passando pelo primeiro contato como cliente na reunião de Kick Off até o final do contato com a empresa.

Além disso, as empresas que adotam esse modelo, buscam pessoas com os mesmos valores, o que contribui para que ela cresça e seja cada vez mais produtiva.

Pense: se você contratar um profissional para executar uma determinada função, ele certamente vai trabalhar pelo dinheiro. Mas, quando a contratação envolve colaboradores que acreditam nas mesmas convicções da organização, eles vão trabalhar com muito mais motivação e entusiasmo – o que traz resultados positivos tanto para o funcionário como para a empresa.

Como funciona na prática o Golden Circle nos negócios?
A maioria das empresas, em uma campanha de marketing, apresenta os seus serviços destacando-os como os melhores do mercado. Elas preferem enfatizar o resultado do empreendimento ao invés de falar de sua missão e levar inspiração aos seus clientes.

Negócios de sucesso precisam escolher o caminho inverso, fazendo do seu produto o resultado de um percurso que, em última análise, visa fazer uma diferença no mundo. O objetivo de um negócio com propósito é vender para pessoas que acreditam na missão da empresa.

Os clientes vão comprar seu produto porque compartilham os valores defendidos pelo seu negócio. Sinek resume esta ideia enfatizando que “as pessoas não compram o que você faz, mas o porquê do que faz”.

Exemplos
Para entender melhor, veja alguns exemplos de empresas que despertam desejo e conseguem mobilizar clientes e colaboradores:

Apple
Why / Por quê: Tudo o que nós fazemos é desafiar o que está no mercado e fazemos pensando diferente.

How / Como: Desenvolvemos produtos lindos e fáceis de usar.

What / O quê: computadores, celulares, mp3 players, serviço de venda de apps e música…

Natura
Why / Por quê: Somos apaixonados pela cosmética e pelas relações.

How / Como: A forma que expressamos nossa paixão é promovendo o bem estar das pessoas consigo e com os outros.

What / O quê: Através de fragrâncias, texturas e composição dos nossos produtos de beleza e higiene pessoal.

Harley-Davidson
Why / Por quê: Nossa bandeira é a eterna busca por aventura. Liberdade para a alma.

How / Como: Criar nossa lenda através da inovação, evolução e emoção.

What / O quê: Desenvolvimento de motocicletas


Fonte: migreseunegocio



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