Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.guia<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.guia : ar.dados.numero_anuncios.guia ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.guia > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.cla<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.cla : ar.dados.numero_anuncios.cla ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.cla > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.emp<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.emp : ar.dados.numero_anuncios.emp ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.emp > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.banner<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.banner : ar.dados.numero_anuncios.banner ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.banner > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
MATÉRIA
Mesmo que você possua uma vida ativa e
ão tiver o hábito de se dedicar a prática de um exercício, você é considerado sedentário. É bem comum que os jovens não levem o sedentarismo a sério, como o metabolismo nessa época é acelerado as doenças causadas pela falta de atividade física podem demorar um pouco mais para aparecer.
Sedentarismo e suas consequências
Vamos conhecer um pouco mais sobre as consequências que uma rotina sem exercício traz a nossa vida?
Obesidade
O resultado mais conhecido do sedentarismo e o primeiro a se manifestar é o aumento de peso e em alguns casos, a obesidade. Quando o sobrepeso se instala, outras doenças a acompanham, como a diabetes, o aumento do nível de colesterol, a hipertensão e doenças cardiovasculares.
Problemas cardiovasculares
O sedentarismo, principalmente aliado ao sobrepeso, é um grande inimigo da saúde do coração. Ele pode ser a origem de alguns problemas cardiovasculares, como a hipertensão, infarto, trombose e até mesmo um AVC (que pode causar um derrame).
Atrofia muscular e problemas nas articulações
Normalmente, quem não pratica nenhuma atividade física, costuma passar muitas horas na mesma posição. Com o tempo, os músculos podem começar a se atrofiar e as articulações serem comprometidas. Quando essa condição atinge a pessoa, ela começa a sentir dificuldades em completar certos movimentos, como dobrar as pernas e levantar os braços.
Distúrbios do sono
A hora do sono também fica comprometida quando se é sedentário. Quando o organismo entende que algo não está certo, o sono não acontece da maneira que devia. A condição pode piorar se vier acompanhado de obesidade. Entre os problemas mais comuns estão a insônia e apnéia – quando a respiração é interrompida abruptamente durante o sono.
Cansaço
Quem é sedentário costuma se cansar nas pequenas coisas, como dar volta no quarteirão. Qualquer atividade simples do dia a dia que exija um pouco mais de esforço físico pode se tornar uma tarefa complicada. Caminhar na praia, brincar com os filhos, fazer compras no mercado e subir escadas, são alguns exemplos de coisas normais que se tornam cansativas para alguém que vive o sedentarismo.
Síndrome metabólica
A síndrome metabólica nada mais é do que a soma das consequências do sedentarismo: diabetes, aumento do colesterol no sangue, hipertensão e obesidade. Este é um quadro muito grave, sendo associado a algumas doenças degenerativas, como câncer, demência e depressão. Por isso, não deixe seu organismo chegar a este nível.
Sedentarismo infantil
Apesar de não ser o tema central do texto, é importante falar sobre os perigos que o sedentarismo infantil pode causar. Uma criança que não pratica nenhum exercício físico pode ter uma diminuição nos hormônios do crescimento, problemas respiratórios e pressão alta. Além disso, quando adulta possui mais chances de desenvolver câncer, doenças cardíacas, osteoporose e distúrbios de humor. Por isso, atividade física e alimentação saudável é importante desde os primeiros anos.